Risoto de Jabá com Jerimum



Esta receita original era de bacalhau com abóbora  e eu aprendi assistindo COZINHA CASEIRA no Canal Bem Simples que, por sinal, eu curto muito!

Aí, eu pensei: Hummmm Será que fica gostoso se eu substituir esse bacalhau por uma carne seca desfiada?
Olha.... Nem vou contar! Experimentem vocês mesmos!

Eu uso os seguinte ingredientes:

Arroz arbóreo
Carne seca (de molho de véspera, dessalgada, já cozida e desfiada)
Cebola roxa (picada)
Abóbora (cubos pequenos)
Manjericão
Manteiga
Queijo parmesão
Azeite de oliva extra virgem
Caldo de legumes (ou o caldo que sobrou do cozimento da carne seca. Mas observe bem o sal!)
Pimenta-do-reino (e sal) a gosto

,,, e faço assim:

(1) O arroz arbóreo deve ser cozido e deixado ainda "al dente" - reserve.
(2) numa panela baixa, coloque um pouco de azeite e frite a cebola. Depois, acrescentea abóbora cortada em cubinhos, e refogue. A abóbora também não deverá ficar totalmente cozida.
(3) Junte a carne seca desfiada, mexa, acrescente um pouco de água quente e deixe cozinhar um pouco mais.

Reserve os dois preparos: o arroz e o refogado.

Quando você estiver próximo de servir...

(4) Solte o arroz e misture com o refogado de carne seca com abóbora. Regue abundantemente com o caldo de legumes (ou da carne seca). Tampe a panela e deixe terminar de cozinhar.

Quando você for levar à mesa....

(5) Coloque uma colher farta de margarina (ou manteiga) e polvilhe o queijo parmesão ralado (ou em lascas), Mexa suavemente só para envolver too o risoto. Acrescente um raminho de manjericão!

Voilá!

Bon appetit!

Comentários